domingo, 13 de junho de 2010

Cavalo com arções





Cavalo com alças ou cavalo com arções é um aparelho utilizado na ginástica artística apenas por atletas do sexo masculino, composto de um corpo prismoidal mais estreito na parte inferior, montado horizontalmente sobre uma base, com duas alças sobrepostas ao corpo.

É neste aparelho que os homens performam suas rotinas nas provas por equipes, concurso geral e finais por aparelhos individuais.

Paralelas assimétricas




As barras ou paralelas assimétricas são um aparelho de ginástica artística, criado, especificamente para as senhoras. As assimétricas permitem a ginasta o apoio com o uso apenas das mãos ou dos pés, além de tomá-lo com qualquer outra parte do corpo, desde que faça parte de sua rotina e seus movimentos sejam realizados com segurança.

As rotinas neste aparelho realizadas devem conter movimentos de impulso, vôo e estáticos. Os exercícios de força devem ser usados com moderação, pois os de impulso são a base dos movimentos estáticos antecedidos pelas rotações ou transições. Se por acaso a ginasta cair ela terá trinta segundos para retomar o exercício de onde ele foi interrompido.

Fosso olímpico




Fossa olímpica é uma prova olímpica de tiro desportivo, disputada por ambos os sexos. O objectivo é disparar sobre um número específico de alvos, ou pratos, em forma de disco 11 cm de diâmetro, e feitos com base em betume e calcário.

Lawn bowls





Bowls também chamado lawn bowls é um esporte de precisão no qual o objetivo é colocar uma bola assimétrica (chamada bowl) mais próxima de uma bola branca (chamada jacky ou kitty ou sweetie). É praticada em várias superfícies (ao ar livre ou cobertas).

Lawn bowls é parecido com bocha e petanca e é mais popular em países da Comunidade Britânica, como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido.

Ginástica artística




A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica, é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.

Tiro com armas de fogo




Consiste em colocar a arma na direção do alvo, utilizando um aparelho de pontaria, de forma a atingir o ponto desejado, ou seja, alinha a linha de mira e linha de visada.
Linha de mira: Alinhamento da alça e massa de mira, a massa de mira deve se encontrar no centro da alça de mira.
Linha de visada: Alinhamento da alça, massa e alvo. (massa centrada na alça e projetada no centro do alvo)

Corrida de velocidade





As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400 metros inclusive; média distância ou de meio fundo (800 metros e 1500 metros); e longa distância ou de fundo (3000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilômetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso.

Lançamento peso





O objetivo é lançar uma bola de bronze ou ferro fundido e chumbo a maior distância possível a partir de uma área circular com 2,135m de diâmetro. Os homens usam uma bola de 7,257kg e as mulheres uma de 4kg.

Cada atleta tem direito a 6 lançamentos. Vale o melhor arremesso. A medida é feita a partir do primeiro lugar onde o peso bater no chão.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lançamento do Dardo






O lançamento do dardo é um desporto relacionado ao atletismo e é praticado por homens e mulheres.

O lançamento de dardo foi introduzido como parte integrante do pentatlo nos Jogos Olímpicos antigos. Na era moderna, surgiu pela primeira vez na edição de Londres 1908, onde o primeiro campeão foi Eric Lemming da Suécia. O evento de senhoras estreou-se nos Jogos Olímpicos de Verão de 1932, em Los Angeles. A primeira campeã olímpica do dardo foi a estado-unidense Babe Didrikson.

Os países escandinavos, em particular a Finlândia, têm uma longa tradição na modalidade e, entre si, conquistaram 14 das 39 medalhas de ouro olímpicas do dardo. Nos Jogos de 1920 e 1932, por exemplo, as três medalhas foram para três atletas finlandeses.


Ciclismo de pista





O Ciclismo de Pista é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo.

Halterofilismo






O halterofilismo ou halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos.

Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento.

Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio




Patinagem Artística





A patinagem no gelo (português europeu) ou patinação no gelo (português brasileiro) abrange vários desportos de competição e também pode ser uma actividade recreativa. Para a prática desse esporte, deve haver muito treino, e a melhor coisa de tudo a vontade de poder estar no Podium. Esse esporte pode ser realizado em lagos e canais congelados ou em pistas preparadas para o efeito. Algumas destas têm congelação artificial para não depender da temperatura do ar. Algumas também são parcialmente ou totalmente cobertas. Pessoas que moram no Canada, EUA e outros países com inverno rigoroso como a Suíça e a Alemanha também podem realizar o esporte em lagos ou poças congelados que ficam perto de suas casas, mas não é aconselhável pois a superfície tem de ser grossa.

Triplo salto





Triplo salto (português europeu) ou salto triplo (português brasileiro) é uma especialidade olímpica de atletismo que requer uma combinação de velocidade e técnica do atleta que o pratica.


Ginástica rítmica





A Ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou Ginástica Rítmica Desportiva, é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de ballet e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, tem ainda uma prática masculina surgida no Japão.


Tiro ao alvo







O tiro ao alvo é uma modalidade esportiva que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo ou ar comprimido. A prática dessa modalidade requer treinamento e disciplina. É indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como óculos e protetor auricular.

Todas as normas são reguladas pela ISSF (International Shooting Sport Federation) organismo internacional sediado na Alemanha

O tiro com arco não é considerado dentro deste desporto e é regulado por uma federação própria, a FITA.

Maratona




A maratona é a mais longa, desgastante e uma das mais difíceis e emocionantes provas do atletismo olímpico. Ela é disputada na distância de 42 195 m (42,195 km) desde 1908. É tradicionalmente o último evento dos Jogos Olímpicos de Verão.

Salto em comprimento





Salto em comprimento (português europeu) ou salto em distância (português brasileiro) é uma modalidade olímpica de atletismo.

A prova tem uma longa tradição e apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos antigos como parte integrante do pentatlo. Na antiguidade, os atletas saltavam com halteres nas mãos, para ajudar no balanço e elevar o momento. Chionis de Esparta foi o atleta mais bem sucedido dos Jogos Olímpicos antigos, que ficou famoso pelo seu salto de 7,05 m.

Mini-golfe





Minigolfe actividade praticada com um taco e uma bola num pequeno percurso com obstáculos, como pequenos túneis ou pequenas pontes, através dos quais a bola tem de passar.


Croquet





O croquet ou cróquete é um jogo de recreação, sendo posteriormente transformando-se em esporte, que constitui em golpear bolas de madeira ou plástico através de arcos encaixados no campo de jogo.

Aparentemente o jogo foi inventado na Irlanda por volta de 1830, sendo um derivado do golfe. Na Inglaterra em 1850, era passatempo dos aristocratas e, mais ou menos vinte anos depois em 1870, expandiu-se pelas colônias britânicas.

O croquet é basicamente jogado no Canadá, Estados Unidos, Austrália e França e nunca chegou a se popularizar como desporto pelo mundo, sendo mais praticado como recreação.


Argolas





As Argolas são um aparelho utilizado na ginástica artística. Seu uso em competições é exclusivamente para homens. O ginasta deve realizar uma série calcada em força e equilíbrio, realizados pelos membros superiores do corpo[1].

Esta prova esta presente na disputa por equipes, concurso geral e final individual por aparelhos.


Jogging







Jogging actividade de manutenção física, sem fins competitivos, que consiste em correr a uma velocidade moderada e constante, ao ar livre.

Squash





Squash é um esporte praticado com raquetes e com uma pequena bola oca preta de borracha por dois jogadores (ou 4 jogadores para disputa de duplas) em uma quadra fechada por 4 paredes, sendo a traseira de vidro. Nas competições de profissionais as quatro paredes são de vidro e a bola é branca.

Quando a bola atinge a parede ela é esmagada (do inglês squashed), o que originou o nome do desporto.


Paralelas simétricas






As Barras paralelas são um aparelho creditado ao alemão Friedrich Ludwig Jahn utilizado na ginástica artística e exclusivamente para homens. O aparelho é formado por dois barrotes paralelos[1], apoiados em dois suportes de metal[2].

O ginasta deve realizar uma série de movimentos giratórios, equilibrados nessas duas barras. As rotinas nelas executadas, variam de acordo com o grupo de elementos apresentados pelos ginastas, embora possuam o tempo médio gire entre quinze e trinta segundos.



quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ginástica de solo














O Solo possui uma particular peculiaridade no universo gímnico. Ele é um aparelho em quase todas as modalidades - exceto a ginástica de trampolim, além de ser uma prova. Na ginástica artística, é ambos[1], nas demais modalidades do qual faz parte, é somente o tablado em si.

Ele pertence à quase todas as disciplinas da ginástica enquanto aparelho de competição. Nele, realizam-se movimentos acrobáticos, coreogafados, artísticos e ginásticos. Desde 1900, nos Jogos de Paris, está presente em Olimpíadas - como um dos aparelhos pertencentes a disputa de exercícios combinados - e desde 1932, como um exercício individual.


Trave









A trave olímpica ou trave de equilíbrio - popularmente chamada de trave - é um aparelho da ginástica artística, presente em todas as competições oficiais de senhoras.

A trave é o terceiro exercício do concurso geral feminino - dependendo da rotação escolhida - e onde são apuradas as oito melhores ginastas para a final do aparelho, durante a disputa eliminatória por equipes. Além disso, esta disputa também está presente na fase final desta concorrência.